Exposição IYENÚ tem abertura para essa sexta, 19!
- Camila Sousa
- 16 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

A ARTE AFRICANA EXPRESSA A PREOCUPAÇÃO COM OS VALORES ÉTNICOS, MORAIS E RELIGIOSOS.
NAS MÁSCARAS AFRICANAS É MOSTRADA A LIGAÇÃO COM A ANCESTRALIDADE E O DIVINO.
As máscaras para os povos africanos adquirem diversos significados, simbolizando as várias manifestações culturais dos povos daquele continente. São usadas em rituais de iniciação, passagem para vida adulta, cerimônias religiosas e funerais, sendo de muita importância para essa sociedade, assim como, na identificação dos povos com as tradições e antepassados e com significados que vão além do valor estético. O conceito e sentido do uso são interpretados no plano espiritual teatral e político. As máscaras são percebidas neste mundo que se torna mágico pela arte e saindo para o mundo do faz de conta (a lógica do encantamento e da criatividade). O portador da máscara não apenas representa Deus, ele é para aquele povo o próprio Deus. Ele transcende a sua própria identidade e se transforma em um ser espiritual poderoso.
AS ABAYOMIS SÃO SÍMBOLO DE ACALENTO, RESISTÊNCIA E TAMBÉM DE BOA SORTE.
São bonecas feitas de pano para acalentar os filhos das escravas, durante as horríveis viagens feitas nos tumbeiros (navios de pequeno porte que transportavam os negros da África para o Brasil). As mães rasgavam retalhos do tecido de suas saias e, a partir deles, criavam as pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós e serviam como amuleto de proteção. Já nas senzalas, os negros escravizados, essas bonecas eram consideradas como amuletos de sorte, saúde, proteção e prosperidade. Como os recursos eram poucos as bonecas eram da mesma cor sem muitos enfeites. As bonecas não têm costuras, são feitas com nos ou tranças, sem demarcação de olhos, nariz e boca, com o objetivo de favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas. A palavra Abayomi - do dialeto ioruba, significa encontro precioso - Conta à lenda que quando estamos fazendo as bonecas devemos mentalizar energias e coisas boas. Ao oferecer a uma pessoa é como tivéssemos oferecendo o que há de melhor em nós mesmo. Dar uma boneca para alguém é considerado um ato de nobreza. Dizem que para ter sorte temos que ganha-la.
OS COLARES CONTAM A HISTÓRIA DO INDIVÍDUO.
As pessoas ligadas ás religiões de matriz africana, trazem consigo, junto ao pescoço, contas coloridas (colares). Você sabe o significado desse objeto? Na mitologia sobre o candomblé, os colares de contas aparecem como objetos de identificação dos fiéis aos deuses e o seu recebimento, como momento importante nessa vinculação e cada cor, representa um orixá. De acordo com o mito, a montagem, a lavagem e a entrega dos fios-de-contas constituem momentos fundamentais no ritual de iniciação, que além de unir os indivíduos, os orixás também os protege.
AS ESCRAVAS SÃO A REPRESENTAÇÃO DA MULHER AFRICANA COMO SÍMBOLO DE RESILIÊNCIA.
Posts recentes
Ver tudoEstá aberto o novo site das Artes Visuais : https://artes.furg.br/ Entre, comente e participe! Isso ajudará muito o crescimento do curso!
Última semana para realizar a submissão de trabalhos no VI CEC Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos no VI Congresso de...